Se
toda a Escritura testifica de Cristo, a lei de Deus certamente não pode
ser uma exceção. Conforme estudamos a lei no contexto do seminário,
então, nada pode ser mais importante do que estudar seu testemunho de
Cristo. Ministros do Evangelho precisam aprender como pregar Cristo a
partir da lei.
De fato, a lei carrega testemunho de Cristo de diversas maneiras, algumas da quais eu devo discutir nos seguintes pontos.
1. O
Decálogo apresenta a justiça de Cristo. Quando dizemos que Cristo foi o
cordeiro perfeito de Deus e o exemplo perfeito de vida Cristã, estamos
dizendo que ele obedeceu perfeitamente à lei de Deus. Ele nunca colocou
nenhum deus antes de seu Pai. Ele nunca adorou ídolos ou tomou o nome de
Deus em vão. Ao contrário dos fariseus, ele nunca violou a lei do
Sabbath (Sábado). Assim, o decálogo nos diz como Jesus era. Ele nos
mostra seu caráter perfeito.
2.
O Decálogo mostra nossa necessidade de Cristo. A lei de Deus nos
convence do pecado e nos leva a Jesus. Ela nos mostra que estamos
separados de Cristo. Nós somos idólatras, blasfemos, quebradores do
Sabbath (Sábado), e assim por diante.
3. O Decálogo mostra a justiça de Cristo. Nele somos santos. Deus nos vê em Cristo, como detentores da lei.
4.
O Decálogo mostra como Deus quer que rendamos graças por Cristo. No
decálogo, obediência segue a redenção. Deus diz a Seu povo que Ele lhes
libertou do Egito. A lei não é algo que eles devem guardar para merecer
redenção. Deus já os redimiu. Guardar a lei é uma maneira que eles
agradecem a Deus pela salvação outorgada livremente. Assim, a Confissão
de Heidelberg expõe a lei sob a categoria de gratidão.
5.
Cristo é a essência da Lei. Este ponto está relacionado com o primeiro,
mas não é bem a mesma coisa. Aqui eu gostaria de dizer que Jesus não é
apenas um guardador perfeito da lei (de acordo com sua humanidade), mas
que de acordo com sua divindade ele é aquele a quem nós honramos e
adoramos quando guardamos a lei;
(a) O primeiro mandamento nos ensina a adorar Jesus como o único e verdadeiro Senhor, Salvador e Mediador (Atos 4:12, 1 Tm 2:5)
(b) No segundo mandamento, Jesus é a imagem perfeita de Deus (Col 1:15, Heb 1:3). Nossa devoção a ele se opõe a adoração de qualquer outra imagem.
(c) No terceiro mandamento, Jesus é o nome de Deus, e todo joelho se dobrará diante desse nome (Fil 2:10-11; cp Is 45:23)
(d) No quarto mandamento, Jesus é o nosso descanso sabático. Em sua presença, nós cessamos nossos deveres e ouvimos sua voz. (Lucas 10:38-42)
(e) No quinto mandamento, nós honramos Jesus que nos trouxe como seus “filhos” (Heb 2:10) para a glória.
(f)
No sexto mandamento, nós o honramos como a vida (João 10:10, 14:6; Gal
2:220; Col 3:4) Senhor da Vida (Atos 3:15, aquele que deu sua própria
vida para que pudéssemos viver (Mc 10:45).
(g)
No sétimo mandamento, nós o honramos como nosso noivo que se entregou
para nos purificar, para nos tornar sua noiva pura e imaculada (Efésios
5:22-33). Nós o amamos como nenhum outro.
(h)
No oitavo mandamento, nós honramos Jesus como nossa herança (Efésios
1:11) e como aquele que prove todas as necessidades para seu povo neste e
mundo e no vindouro.
(i) No nono mandamento, nós o honramos como a verdade de Deus (João 1:17, 14:6), em quem todas as promessas de Deus são Sim e Amém (2 Cor 2:20)
(j)
No décimo mandamento, nós o honramos como nossa suficiência completa (2
Cor 3:5, 12:9) para atender tanto nossas necessidades externas quantos
renovar os desejos dos nossos corações.
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Dr.
John Frame é professor de teologia sistemática e filosofia no Reformed
Theological Seminary em Orlando, após ter servido por 31 anos como
professor no Westminster Theological Seminary, Califórnia.
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Fonte: Frame & Poythress Tradução: Equipe Bereianos
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