Isvonaldo sou Protestante

Isvonaldo sou Protestante

domingo, 3 de novembro de 2013

Aos galinhopintadinhólogos de plantão

Nas redes sociais, o número de pesquisadores da série de DVDs da Galinha Pintadinha aumenta a cada dia. Eles são especialistas em galinhopintadinhologia e estão aptos para interpretar frases "complexas", como: "Foi na loja do mestre André que eu comprei um rabecão" ou "O sapo não leva o pé, não lava porque não quer", etc.

Para tais pesquisadores, o mestre André é um demônio, e o rabecão, um carro funerário... Mas, e o sapo que não lava o pé, quem é? Este deve ser o imundo Satanás, com aqueles olhos e língua enormes! Afinal, quem tem o pé sujo e gosta de ficar saltitando pela terra? Veja que detalhe interessante: "o sapo não leva o pé porque não quer". O Inimigo é desobediente e rebelde desde o princípio; ele é sujo e nunca quis ser puro.

Estamos nós últimos dias... Penso que não demorará muito, e surgirão na grande rede inúmeros cursos de galinhopintadinhologia voltados a quem deseja interpretar, à luz da semiótica e da exegese, cada desenho e frase contidos na "terrível" e "perigosa" Galinha Pintadinha...

Amados leitores, o mestre André é figura do folclore, assim como o saci-pererê, o boitatá, o curupira, o boto, a mula-sem-cabeça, etc. Se formos nos apegar a questiúnculas desse gênero, teremos de proibir nossos filhos de frequentar a escola e de ler os livros didáticos recomendados pelos professores!

Outrossim, na canção sobre a loja do mestre André, que menciona o instrumento musical rabecão, vários outros são citados, como o pifarito, o pianinho, o tamborzinho, a sanfona, o tamborim... Por isso, repito: precisamos ser mais zelosos na educação de nossos filhos — ensinando-os no caminho em que devem andar (Provérbios 22.6) — e menos paranóicos.

Ciro Sanches Zibordi

Nenhum comentário: