Isvonaldo sou Protestante

Isvonaldo sou Protestante

segunda-feira, 3 de setembro de 2012



“Considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar Cristo” – Filipenses 3.8
Ano passado tive o privilégio de conhecer Helen Berhane. Ela esteve no Brasil a convite da Portas Abertas. Visitou diversas igrejas e participou de eventos e programas de TV. Ela é uma cristã da Eritreia, um país que fica no chifre da África. Ser cristão neste país é muito difícil: todas as igrejas evangélicas estão fechadas desde 2002, cerca de 2800 cristãos estão na prisão, e suas famílias não têm nenhuma notícia sobre eles.
 
Em 2004, Helen Berhane foi presa após gravar um CD de músicas cristãs que ficou muito popular entre os jovens. Depois de recusar a assinar um documento negando sua fé em Cristo, prometendo não cantar mais, não compartilhar sua fé e não realizar quaisquer atividades cristãs, ela foi enviada para um presídio diferente, onde os presos são amontoados em contêineres de metal, sofrendo com o calor extremo durante o dia e um frio terrível à noite. Os contêineres ficam tão lotados que os presos dormem em turnos. Lá Helen permaneceu por dois anos e meio, sofrendo com estas terríveis condições, além de constantes espancamentos e torturas.
 
Durante todo o tempo de prisão, ela foi pressionada a negar a fé, mas ela continuava falando de Jesus Cristo aos outros presos e também aos guardas. Sem receber visitas e sem ter sido julgada ou mesmo acusada de algum crime, ela perdeu tudo; primeiro foi sua liberdade, depois ficou distante de sua filha, seu marido lhe abandonou, vivia em condições sub-humanas, levava no corpo as marcas das torturas e não tinha esperanças de sair. Mesmo assim ela continuava firme e compartilhando com os outros tudo o que possuía: Cristo.
 
A Helen contou que cantava na prisão. Fico imaginando que músicas ela cantava lá. Quando penso nisso, lembro-me sempre de uma música do Gerson Borges –
 
Jesus é tudo¹:
Jesus Nazareno é tudo o que eu tenho
Jesus Nazareno é tudo o que eu tenho
Pra te dar
Não tenho ouro nem prata
O meu tesouro não é daqui
Jesus é minha alegria
E nunca vai partir
 
Milhões de cristãos sofrem perseguição diariamente. Muitos perdem tudo o que tem, outros são assassinados e suas famílias ficam em situações difíceis. Muitos também não aguentam a pressão e abandonam a fé. Eles são pessoas comuns como nós, mas aqueles que perseveram aprenderam um segredo: Jesus é tudo o que nós temos e precisamos. Mantendo os olhos em Jesus e na Glória que há de vir, consideram tudo como perda, como esterco, para poder ganhar a Cristo. Jesus é tudo o que eles têm e é a única coisa que podem compartilhar.
 
Não sofremos nenhuma perseguição, frequentamos igrejas enormes e ricas, temos Bíblias em várias versões para públicos diferentes: para crianças, jovens, adolescentes, mulheres, homens, avós e até para apóstolos; temos cantores cristãos famosos, grandes seminários e faculdades teológicas, gostamos de ser reconhecidos pelos nossos títulos, mas, esquecemos que não somos cidadãos desta terra, nossa cidadania está nos céus (Fp 3.20).
 
Tudo o que possuímos e somos aqui é passageiro, o que temos está nos céus, e é eterno. Em Filipenses 3.4-6, Paulo relata que tinha e era muita coisa: ele havia estudado com os melhores da época, seguia a Lei à risca e era um dos melhores perseguidores dos “hereges” cristãos.
 
Paulo era reconhecido entre os fariseus, e alcançaria o topo de sua carreira, mas ao conhecer Cristo, considerou tudo como perda para ganhá-Lo. Não é pecado ter um título ou ser famoso e rico, mas jamais devemos esquecer que verdadeiramente nosso alvo é Cristo; vivemos por Ele e para Ele.
 
Portanto, temos o mesmo que os cristãos perseguidos, e devemos viver da mesma forma que muitos deles: firmes na fé, olhando para o alvo, compartilhando com os outros tudo o que temos, não importando o preço a pagar. No livro² que conta sua história, Helen Berhane manda um recado para nós, Igreja Livre:
 
“Gostaria de deixar uma mensagem aos que são cristãos e que vivem no mundo livre. Vocês não podem se acomodar com sua liberdade. Usem cada oportunidade que tiverem para louvar ao Senhor, todos os dias. Se eu pude cantar enquanto estava presa num contêiner na Eritreia, imaginem o que vocês podem fazer para a glória de Deus com sua liberdade!”
 
Ele é tudo o que temos, Ele é tudo o que importa, Ele é tudo o que devemos compartilhar.
 
¹Convido você a assistir a um vídeo da Portas Abertas com a música “Jesus é tudo”, do Gerson Borges:

 
 
²Livro “Canção da Liberdade” – lançado pela Editora Vida
Gospel +

Nenhum comentário: