Isvonaldo sou Protestante

Isvonaldo sou Protestante

quinta-feira, 17 de abril de 2014

.

Por Leonardo Dâmaso


É bem verdade que muitos crentes passam por certos momentos de sua vida cometendo pecados, onde estes negligenciam os meios de graça ou disciplinas espirituais, tais, como: oração, jejum e estudo das Escrituras. Esta negligência disciplinar ocasiona o desânimo, fraqueza e tepidez espiritual. Em vista disso, Deus intervém com a disciplina para tirar o cristão de uma vida em pecado, levantá-lo do desânimo e reanimá-lo espiritualmente. O propósito da disciplina na vida do cristão é, em suma, fazer com que este cresça em santificação e viva uma vida frutífera para a glória de Deus.

Na carta aos Hebreus 12.5-6, é dito que Deus toma a iniciativa de corrigir os filhos que se desviam. No versículo 8 é mencionado que sem disciplina não somos filhos, mas bastardos. E no versículo 11 é descrito que o projeto de Deus na disciplina não é simplesmente provocar dor, [embora a disciplina produza certa dor no cristão], mas fazer com que ele viva uma vida que produza frutos que o glorifiquem. A disciplina não é contínua, pois quando o cristão se arrepende de seus pecados e os deixa, a disciplina cessa. Sendo assim, de acordo com o texto da carta aos Hebreus, senão vejamos, então:

Os Três atos da intervenção disciplinar de Deus na vida do cristão

1) Repreensão

Hebreus 12.5b – "Filho meu, não desprezes a disciplina que do Senhor". Uma repreensão é uma advertência verbal. Podemos ouvir a repreensão de Deus através da leitura das Escrituras, pelos louvores a Deus, através da exposição das Escrituras nos cultos e do convencimento do Espírito Santo individualmente em cada um.

2) Reprovação

Hebreus 12.5c – "Nem fiques desanimado quando por ele és repreendido". A reprovação é um ato mais severo na disciplina, porém, é uma reprovação amorosa de Deus que visa o bem dos seus filhos.

3) Punição

Hebreus 12.6 – "Pois o Senhor disciplina a quem ama e pune a todo que recebe por filho". C. S. Lewis disse que Deus sussurra por meio do prazer, mas grita por intermédio da dor. Deus pune severamente os seus filhos quando estes se desviam para propósitos pedagógicos.

A disciplina é um ato doloroso na perspectiva do homem, mas na perspectiva de Deus é um ato amoroso e responsável, uma vez que ele, como nosso Pai, não deseja que os seus filhos sofram em virtude dos pecados. A disciplina não é agradável nem para o filho, que a recebe, nem para o Pai, que a aplica. Entretanto, a disciplina é necessária na vida do cristão para que este seja aperfeiçoado e amadureça na graça e cresça no conhecimento de Cristo Jesus, o nosso Senhor.

***
Fonte: Bereianos

Nenhum comentário: