Isvonaldo sou Protestante

Isvonaldo sou Protestante

sexta-feira, 18 de outubro de 2013


CONSTANTINO:ARCOS DO TRIUNFO E OURO DE TOLO.

Ficheiro:RomeConstantine'sArch03.jpg
por Lya Alves
O Arco do Triunfo de Constantino situa-se na cidade de Roma,  e é o mais importante remanescente de Roma. Em estilo corintio, é homenagem à vitória de Constantino sobre Massêncio, na batalha de Ponte Mílvia, em 312 d. C., batalha que encerrou vinte anos de confrontos e unificou o poder de Roma.
 >
Por muito tempo, os seguidores de Jesus testemunharam fielmente. Mas foi difícil: eles enfrentaram ameaças constantes por parte do governo e das forças armadas. Alguns deles perderam seus empregos, suas famílias, e até mesmo suas vidas. Eram desprezados e ridicularizados, mas viveram fielmente o exemplo de Jesus, e a mensagem sobre Jesus continuou a se espalhar e vidas foram mudadas.
 .
Mas então algo aconteceu. As tentações voltaram à medida que mais e mais pessoas se tornaram seguidores de Jesus, o foco de muitos cristãos começou a mudar. A ênfase começou a afastar-se de auto-sacrifício, serviço, generosidade, humildade e paz, para se aproximar de poder, influência, proeminência, autoridade, reconhecimento e controle.
 .
Por motivos puros para proteger e educar os novos crentes, os líderes da igreja começaram a consolidar o poder e controle. Eles criaram uma hierarquia de líderes religiosos que ajudaram a desenvolver regras de moralidade e decidir qual o entendimento das Escrituras estavam corretas. Eles tentaram aumentar a sua influência na sociedade, ganhando mais seguidores e defender a fé cristã contra as pretensões da filosofia e de outras religiões.
.
Violência em nome de Cristo:
Uma das maiores mudanças foi quando o imperador romano Constantino se converteu ao Cristianismo após ter derrotado seus inimigos sob o signo da cruz. Como resultado dessa vitória, declarou o cristianismo a religião oficial do Império Romano. Conversões em massa seguido. Milhares de templos pagãos foram transformados em locais de culto cristão. Quase de imediato, o cristianismo tornou-se rico, poderoso e proeminente. Ele também se tornou uma ferramenta do Império, abençoando suas guerras, aprovando suas leis do Império, e instalando seus governantes. Em troca, o Império deu a terra da igreja, dinheiro e os edifícios suntuosos. A igreja ganhou poder. Mas as pessoas que antes confiavam no poder da cruz agora confiavam no poder da espada. A comunidade que seguia os ensinamentos de Jesus e seu amor pelos inimigos, agora ensina sua capacidade de derrotar os inimigos como prova do senhorio de Cristo.
 .
Jesus recusou o individualismo egoísta, poder, controle, riquezas, fama, reconhecimento e glória como um meio de realizar sua missão, mas, nos dias de Costantino, a igreja abraçou estas coisas como um meio para propagar o Evangelho, cumprir a Grande Comissão, e expandir o Reino de Deus na terra. A conversão do imperador Constantino fez cessar a perseguição e trouxe dezenas de milhares de convertidos adicionais. Os Líderes queriam proteger esses novos crentes de heresia ou de outras religiões, também queriam ganhar dinheiro, poder e edifícios e claro, o controle da massa. Além disso, sendo a religião oficial, o cristianismo de Constantino abriu o caminho para a rápida propagação do Evangelho.
 .
E assim começou o que muitos chamam de “Idade de Ouro do cristianismo.” Com o dinheiro  eo poder que ele conquistou, ele tinha os recursos para prover suas próprias necessidades.Tornou-se poderoso como a religião oficial do Império, que ganhou autoridade e glória aos olhos do povo. Seu clero tornou-se estudiosos e filósofos, grandes homens de aprendizagem e educação. Edifícios foram construídos e grandes obras públicas foram realizadas. Leis foram escritas, as decisões foram tomadas, e controle foi adquirido. Tudo isso resultou na propagação do cristianismo e, com isso, um governo melhor, melhor educação e maior moralidade.
 .
O que poderia estar errado com tudo isso? Só uma coisa. Em algum lugar ao longo do caminho, as mesmas coisas que Jesus havia rejeitado para realizar Sua missão (auto-confiança, poder, autoridade, glória, riqueza,  reconhecimento , e controle) foram adotadas pela igreja. a Era de ouro do Cristianismo foi preenchida com ouro de tolo. As mesmas coisas que Jesus se rejeitou, a Igreja aceitava.
 .
Cegueira sempre presente: 
O consenso geral entre os fiéis é que nós somos um generosa organização amorosa, humilde, sacrificial, serviçal, perdoadora, misericordiosa, e amigável. O problema, porém, é que esta imagem da igreja geralmente não é compartilhada por pessoas que estão de fora. Porque eles nos veem como gananciosos, hipócritas, implacáveis, críticos, rigorosos, críticos, egoístas, fundamentalistas? Porque provavelmente somos tudo isso. Olhando para a igreja de Constantino, os erros deles são notórios, mas eles eram incapazes de enxergar um palmo à frente. Oque acha que ocorre conosco?
Será que a tão famosa bancada evangélica já não cedeu desde o início à tentação? Que tal tirarmos os olhos do Senado e da presidência, e assumirmos que isto não passa de sede poder? Que tal assumirmos que isto não passa de sede de controle e desejo de um reino pessoal? Não há cruz na bancada evangélica, não há cruz nos evangelistas da TV. Não há fome e sede de justiça, tampouco amor em nenhum setor da mídia evangélica. Não há amor, nem misericórdia, nem bondade, nem paciência, nem longanimidade nem temperança no trato com os homossexuais. Não há generosidade para com os famintos, nem coragem e ousadia para mostrar o Caminho aos assassinos e estupradores. Onde está você, Igreja? Se acreditamos nas palavras de Paulo, que diz que “sem amor eu nada seria”, temos que rever muitas das nossa atitudes, porque pelos critérios dele, grande parte da igreja está sendo uma pedra de tropeço nos pés de quem realmente calça as sandálias do Evangelho.
 .
Será que a igreja do passado errou? Sim. Estamos errando agora? Provavelmente. Precisamos descobrir o erro e fazer algo a respeito. Não adianta rotular os que estão perdendo a fé na instituição: é preciso assumir o fracasso. Não adianta dizer que os desigrejados são rebeldes: eles são um contingente enorme em busca de respostas. Não vai ajudar em nada atirar pedras em quem está olhando a beira do abismo. Precisamos ouvir as queixas deles. Quando foi que “pensar” se tornou pecado capital? Vamos excluir todos os que pensam diferente? E, se excluirmos os que pensam, que tipo de igreja teremos? O problema dos desigrejados é seu excesso de pensamentos ou a nossa falta de respostas? O problema dos orgãnicos ou desigrejados (ou seja lá como for a nomenclatura) é a rebeldia ou o fato de não pertencerem a elite eclesiástica?
 .
In hoc signo vinces
Precisamos abrir mão dos nossos Arcos do Triunfo e dos nosso cânticos anacrônicos de vitória. Precisamos crescer e encarar o fato que a igreja se corrompeu tanto quanto nos piores dias de Roma, e se alguns estão sendo atirados aos leões da incredulidade, é culpa nossa. Onde estamos cedendo às tentações e influências do diabo e sua tentativa de torcer e perverter a igreja para longe dos propósitos de Deus? Onde poderíamos estar refletindo um desejo de auto-confiança, riqueza, autoridade, reconhecimento, glória e controle no lugar de refletirmos apenas a glória de Deus?  Nós não sabemos o que os críticos futuro dirão, então o melhor que podemos fazer é ouvir alguns dos críticos de hoje, mesmo que sejam simplesmente desigrejados. E então, com a ajuda da Bíblia e do Espírito Santo, tentaremos discernir o que é verdade e como podemos mudar.
.
Por ora, basta abaixar as armas, pôr em ordem a nossa casa e esperar que Deus, pela Sua misericórdia Divina nos faça cair do cavalo branco onde estamos montados.
 .
Herege, sempre.
 .
Lya Alves
Lya Alves é missionária, graffiteira, artistaarte educadora, desenhista da história em quadrinhos Guerreiros de Deus ,  colaboradora do Púlpito Cristão.
Veja as outras postagens de Lya Alves no Púlpito Cristão.

Nenhum comentário: