Isvonaldo sou Protestante

Isvonaldo sou Protestante

quarta-feira, 9 de maio de 2012

COMO CULTIVAR JOIO, E COMO CULTIVAR TRIGO

Por Wesley Moreira
Os dois homens na imagem foram batizados no mesmo dia, frequentam a mesma igreja e foram evangelizados pela mesma pessoa. Um deles é joio e o outro é trigo.
Os dois em suas crises espirituais passavam por divórcio perderam a guarda dos filhos. Os dois não conheciam nada sobre Deus, Jesus e o evangelho. Os dois começaram a frequentar a mesma igreja em situações semelhantes.
O primeiro homem (da esquerda) mesmo que constante na igreja igreja mantém uma vida secreta no mundo e no pecado. Nunca produziu frutos de carater e arrependimento, ainda que seja frequentador de todos os cultos. Nunca deixou de odiar a ex-esposa, ainda que diga amar a Jesus e contribui financeiramente para igreja. Nunca deixou de mentir, ainda que carrega uma Bíblia debaixo do braço. Nunca abandonou a maconha, ainda que se voluntarie nos serviços da igreja. Nunca deixou de lutar contra a ex-esposa, ainda que no louvor ergue suas mãos a Deus e cante. Nunca deixou de fornicar, ainda que seja um ‘boa praça’, amigo de todos na igreja. Ele é Joio!
O segundo homem (da direita) abandou o mundo. É frequente na igreja, e muito melhor que isso, demonstrou muito cedo frutos de carater. Contribui financeiramente para a igreja, e muito melhor que isso, perdoou a sua esposa e o amante com quem foi traído por ela, e com a mesma e os filhos mantém excelênte relacionamento. Traz sempre consigo sua Bíblia, mas muito melhor que isso, abandonou completamente sua vida antiga, e até terminou com um relacionamento que mantinha com uma mulher com quem se “juntara” quando a mesma se recusou a se casar. Ele ergue as mãos no culto em louvor a Deus e canta, e muito melhor que isso, ele tem sêde e fome pelas coisas de Deus, se tornou humilde, contrito, amoroso, respeitador, paciênte, verdadeiro e sincero em suas palavras. Ele é Trigo.
Estes dois homens que não se conhecem íntimamente foram evangelizados por mim. Apesar de viverem situações semelhantes em suas vidas, terem a mesma idade, frequentarem a mesma igreja, evangelizados pela mesma pessoa e por outra mesma pessoa foram batizados no mesmo dia, pergunto: Por que um se tornou trigo e o outro joio?
O primeiro foi evangelizado durante várias horas e por dias com base em testemunhos de vitória, milagres e bênçãos. Ao apresentar Jesus a ele lhe falei do plano maravilhoso de Deus para sua vida. Disse-lhe o quanto Jesus o amava. Disse-lhe que culpado do mau que lhe sobreveio é o diabo que lhe queria roubar as bênçãos. Contei-lhe por horas e horas a fio cada testemunho de milagres divinos que eu havia presenciado. Prometi-lhe que Jesus o livraria de todas as armadilhas e de todos os laços. Disse-lhe que se ele permanecesse em fé os desejos de seu coração seriam alcançados. Usei o evangelismo moderno e cultivei um Joio.
O segundo homem foi evangelizado a moda antiga, por uma hora apenas. Antes de apresentar a graça eu lhe apresentei a lei. Quando ele estava cheio de justiça própria e vitimização eu usei a lei para que ele conhecesse seu estado espiritual caído. Eu lhe disse que a culpa por todo o mal que lhe sobreveio era de ninguém, mas somente dele. Ele era culpado por sua ruína. Disse-lhe que sua vida era uma constante afronta ao um Deus Santo e justo que lhe era inimigo. Que este mesmo Deus já lhe havia julgado e ele foi encontrado em falta e portanto estava condenado ao inferno. Depois de lhe promover esse encontro com sua realidade eu apresentei-lhe a graça. Dizendo-lhe: Se você se arrepender de seus maus caminhos, mudando de vida pelo abandono das más obras e clamar pelo nome de Jesus, em fé, receberá graça para viver uma nova vida. E Deus que é seu inimigo, o receberá como filho, por causa do preço pago por Jesus na cruz. Nesse momento ele se ajoelhou e com lágrimas orou, pedindo perdão a Deus e em oração perdoou a sua esposa e o amante dela. Usei o evangelismo original e cultivei um Trigo.
Aprenda com meu erro, lembre-se desse meu testemunho. Abandone o evangelho do oba-oba que só produz joio, crentes convencidos e desprovidos da convicção da verdade. Abandone o evangelho do triunfalismo que tem raiz rasa que seca sob o sol da perseguição do mundo.
Pregue a graça somente quando o coração estiver pronto para receber graça. Doutra sorte a graça será pisada. Aprenda com os evangelhos. Antes do cordeiro de Deus passar sempre há um João Batista pregando a Lei e o arrependimento. Destrua a justiça própria dos corações endurecidos pela justiça própria com os 10 mandamentos, somente então, depois do quebrantamento, ofereça a graça que salva.
A lei não salva, mas é ferramenta evangelistica.
Romanos 7:7 – Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Contudo, eu não conheceria o meu pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.
Salmos 19:7 – A lei do Senhor é perfeita, e converte a alma;
Aprenda com Spurgeon, Finney, Billy Grahan,Moody e outros. Evangelize segundo a palavra.
*** Fonte: 
Wesley Moreira é pastor, teólogo, reside em Atlanta-EUA e é membro da World Harvest Church , participa do WH Bible Institute e da WotM School of Evangelism. Divulgação: Púlpito Cristão.

Nenhum comentário: