Isvonaldo sou Protestante

Isvonaldo sou Protestante

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

.

Por John A. Kohler, III


Há muitos versos na Bíblia que, à primeira vista, parecem ensinar a doutrina de uma expiação geral, universal e ilimitada, e 2 Pedro 2:1 é um destes versos. Aqui estão vários comentários que foram feitos sobre este verso por escritos arminianos e amyraldianistas:
“A Escritura é clara: Cristo resgatou e santificou os apóstatas e falsos profetas, incluindo os calvinistas que blasfemam a Deus e impugnam o sangue de Cristo” (Laurence Vance, The Other Side of Calvinism, p. 258).
“O apóstolo Pedro afirmou que estes falsos profetas negam o ‘Senhor que os resgatou, e trazem sobre si mesmos repentina destruição'. Se o Senhor os resgatou, então Ele morreu por eles” (J. R. Alexander, The Tulip Doctrine, p. 61). 
“2 Pedro 2:1 indica que Cristo morreu pelos falsos mestres que estão ‘negando o Mestre que os resgatou'. O contexto indica que estes heréticos são condenados à destruição, todavia, é dito deles que ‘o Mestre os resgatou'. Isto milita contra a visão da expiação limitada” (Paul Enns, The Moody Handbook of Theology, p. 327). 
“Pedro está falando aqui sobre apóstatas, e se você conhece algo sobre apóstatas, você sabe que eles estão à caminho do inferno. Eles negam o Senhor....Eles foram resgatados com o sangue precioso do Senhor Jesus Cristo. Todavia, eles são hereges, trazendo heresias condenáveis, e indo para o inferno, mas resgatados com o sangue precioso do Senhor Jesus Cristo. Como uma pessoa pode, portanto, crer numa expiação limitada?” (Adrian Rogers, Why I Am Not A Five-Point Calvinist, uma discurso pregado em 10 de Novembro de 1997). 
“2 Pedro 2:1 parece apontar mais claramente que o povo por quem Cristo morreu pode perecer...2 Pedro 2:1...afirma que alguns por quem Cristo morreu perecem” (Millard Erickson, Christian Theology, pp. 831, 834).
“Embora estes falsos mestres não-salvos ‘neguem'-LO, é declarado claramente que o ‘Senhor' ‘OS RESGATOU'....O tempo e lugar óbvio onde esta ‘redenção' ou ‘resgate' aconteceu, foi quando o Senhor Jesus Cristo morreu na Cruz do Calvário...Jesus Cristo, o Senhor deles, ‘os resgatou' no sentido de que Ele morreu no lugar deles, por seus pecados, e levou os seus pecados em Seu corpo impecável, na Cruz. Isto é verdadeiramente uma ‘REDENÇÃO ILIMITADA' e mostra de uma vez por todas a mentira de todo falso ensino, seja de João Calvino e/ou de seus seguidores (passados ou presentes), que fala de uma ‘REDENÇÃO LIMITADA', no qual (eles dizem) Cristo morreu SOMENTE pelos ‘eleitos' ou ‘crentes' em Cristo” (D. A. Waite, Calvin's Error of Limited Atonement, p. 10). 
“2 Pedro 2:1 fala dos falsos mestres que negam o Senhor ‘que os resgatou'. Ele ‘pegou o preço' mesmo por aqueles falsos mestres que estavam definitivamente perdidos e destinados ao inferno (vv. 20-23).” (Charles Smith, Did Christ Die Only For The Elect?, p. 7).
“Expiação limitada é uma blasfêmia antiga. Em 2 Pedro 2:1 somos informados que Cristo derramou Seu sangue pelos falsos mestres e falsos profetas não-salvos. Ensinar, portanto, que Cristo derramou Seu sangue somente pelos eleitos, é fazer de Deus um mentiroso e é insultar o Espírito Santo, que escreveu a Palavra de Deus. 2 Pedro 2:1 diz que o sangue de Cristo resgatou os falsos mestres e os falsos profetas não-salvos –– dificilmente eleitos. ‘Expiação limitada', portanto, é o que Charles Wesley a chamou: ‘Oh, horrível decreto, digno do lugar de onde veio. Perdoe a blasfêmia infernal que lançam sobre o Cordeiro'” (Peter Ruckman, Hyper-Calvinism, p. 15).

1. O Significado e Uso da Palavra “Senhor”

a) A palavra grega que é traduzida como Senhor em 2 Pedro 2:1 é despotes, que significa “déspota, governador absoluto ou mestre soberano”.

b) Esta palavra é usada para se referir a Deus o Pai em Lucas 2:29; Atos 4:24; e Apocalipse 6:10.

c) Esta palavra é usada para se referir tanto a Deus o Pai como a Deus o Filho em Judas 4.

d) Não pode ser claramente provado que esta palavra se refira ao Senhor Jesus Cristo em 2 Pedro 2:1, e seu uso em outros lugares sugere fortemente que ela se refira a Deus o Pai.

2. O Significado e Uso da Palavra “Resgatou”

a) A palavra grega que é traduzida como resgatou em 2 Pedro 2:1 é agorazo, que significa “frequentar o mercado, fazer negócio, comprar ou vender”. (Veja Mt 14:15).

b) Quando esta palavra se refere à obra de Cristo de redenção, um preço da compra é usualmente mencionado juntamente com ela (At 20:28; 1Cor 6:20; 7:23; Ef 1:7; 1Pe 1:18-19; Ap 1:5; 5:9).

c) Em 2 Pedro 2:1, nenhum preço da compra é mencionado, e não pode ser claramente provado que esta palavra se refere à obra redentora de Cristo sobre a cruz.

3. O Contexto de 2 Pedro 2:1

a) Pedro era o apóstolo aos judeus (Gl 2:8).

b) 2 Pedro é crido ter sido endereçada aos cristãos judeus que estavam dispersos por toda a Ásia Menor (1 Pe 1:1; Jo 7:35; Tg 1:1).

c) Os falsos mestres que ele menciona em 2 Pedro 2:1 são cridos ser os falsos mestres judeus (At 26:17,23).

d) Há uma íntima similaridade entre 2 Pedro 2:1 e Êxodo 15:16; Deuteronômio 32:6.

e) Há também paralelos íntimos entre Deuteronômio 31:27-29; 32:5 e 2 Pedro 2:12,13.

f) Estes falsos mestres negam o Deus de Israel do mesmo modo como os seus antepassados judeus negaram-NO (At 7:51-53; Mt 23:29-36) e são comparados com os falsos profetas judeus do Antigo Testamento.

g) Estes falsos mestres negam o Deus de Israel ao negar o Senhor Jesus Cristo (1Jo 2:23), mas a ênfase em 2 Pedro 2:1 é sobre a negação do Deus dos judeus, que resgatou Israel do cativeiro no Egito.

John Gill corrobora que se fosse permitido que aqueles que Cristo resgatou com o Seu sangue O negassem, a ponto de trazerem sobre si mesmos eterna destruição, a aquisição de Cristo seria em vão, e o preço pago seria pago por nada; o que não pode ser verdade.

***
Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto
Fonte: Monergismo
.

Nenhum comentário: