Isvonaldo sou Protestante

Isvonaldo sou Protestante

sábado, 22 de novembro de 2014

.

Por Pr. Marcos Sampaio


Ao olharmos para a história recente da igreja evangélica no Brasil, podemos perceber que houve avanços sem precedentes do evangelicalismo por boa parte do país. Entretanto, a igreja evangélica brasileira tem sofrido também sérias transformações estranhas ao cristianismo bíblico, devastando muitas congregações, até mesmo aquelas que no passado eram conservadoras dos fundamentos da fé cristã.

Uma tendência pragmática e humanista tem silenciosamente minado os princípios do cristianismo bíblico. A experiência e a opinião popular têm sido mais autoritárias do que a Bíblia para determinar o que muitos crentes acreditam e praticam hoje. A psicologia secular, por exemplo, está praticamente superando a Palavra de Deus em muitos púlpitos evangélicos brasileiros, não oferecendo mais do que experiências de auto-ajuda, em vez de respostas sólidas a partir da Bíblia. Tornou-se modismo renunciar o ensino da Palavra nos cultos dominicais. Em vez disso, muitas igrejas têm investido em teatros com seus dramas e novelas, músicas extravagantes e outras formas de entretenimento para atrair as grandes multidões.

Cristo não é mais o foco da mensagem do evangelho tão banalizado em nossa época. Podemos até ouvir o seu Nome ao longo de uma reunião, mas o foco real são as coisas desta vida. As pessoas são incitadas a olhar para dentro de si mesmas para tentar se entender, para vir a enfrentar seus problemas e dilemas, suas dores, seus desapontamentos, ter suas necessidades atendidas e os seus desejos cumpridos. Quase que todas as versões desse tipo de cristianismo popular são incentivar e legitimar uma perspectiva de auto-satisfação e nada mais do que isso. Podemos ainda citar as mazelas da teologia da prosperidade, o mercantilismo gospel e a banalização da graça.

Não podemos ficar calados diante desta dura realidade do cenário evangélico, no Brasil.

Como vamos sustentar a ideia de um evangelho ao gosto do freguês, onde carregar a cruz para muitos é apenas uma opção e não uma exigência cristã? O que falar das igrejas que transformaram seus templos em um lugar de show e entretenimento religioso? E a mensagem diluída que cada vez mais ocupa os púlpitos de muitas igrejas evangélicas e com isso a verdade bíblica já não é mais absoluta e a regra de fé e prática?

Que Deus nos conceda uma reforma profunda em solo brasileiro, para que de fato aconteça uma redescoberta da beleza do cristianismo bíblico centrado em Deus.

***
Sobre o autor: Marcos Sampaio é teólogo e pastor da Igreja Batista da Caputera, Angra dos Reis-RJ.

Divulgação: Bereianos

Nenhum comentário: