Isvonaldo sou Protestante

Isvonaldo sou Protestante

domingo, 10 de abril de 2011

O Papel da Igreja

Posted: 06 Apr 2011 04:29 AM PDT

Graça e paz!

O título desse texto parece um pouco óbvio, mas creio que o papel da igreja no mundo, tem se perdido.
São tantas igrejas, com tantas promessas e objetivos diferentes, que às vezes é difícil saber qual é a verdadeira vontade de Deus para sua noiva.

E aonde podemos descobrir a vontade de Deus? Se você pensou na bíblia, acertou! (rs)
Vamos então, analisar o que a Palavra do Senhor diz a respeito da igreja.

As primeiras pregações de Jesus tinham um foco bem específico.
"Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus." (Mateus 4 : 17)

Ora, sendo Jesus o cabeça, devemos seguir os seus passos. Portanto, a mensagem primordial da Igreja é o arrependimento e o Reino de Deus.
Em outras palavras, a Igreja deve sinalizar o Reino de Deus através das portas do arrependimento.
E o que é um Reino?
Reino é um "lugar" onde a vontade do Rei é executada, onde seus desígnios são cumpridos.
Na oração do Pai Nosso, Jesus deixa isso claro ao dizer: "Venha o teu Reino, seja feita a tua vontade assim na terra, como no céu". Ou seja: Deus que o teu Reinado se estabeleça na terra, assim como é eterno no céu.
Esse é o papel da igreja, fazer valer o senhorio e reinado de Jesus nesta terra.

Mas e se o mundo for muito forte?
Jesus disse: "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;" (Mateus 16 : 18)
Normalmente quando lemos ou ouvimos este versículo, pensamos em uma cena de filme, onde o inferno está tentando penetrar na Igreja, mas não consegue. No entanto, o que Jesus diz é justamente o contrário. As portas do INFERNO não resistirão à Igreja. Não estamos em posição de defesa, mas de ataque. Quando atacamos, o inferno não resiste. Esta nossa postura atual, defensiva, deve mudar. É garantido por Jesus!

E como faremos isso?
Jesus, já ressurreto, deixa as instruções finais para que seus discípulos continuem a obra iniciada por Ele: "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;" (Mateus 28 : 19)

Portanto, o papel da igreja é pregar o Reino, ou Reinado de Deus, a todas as nações, a todos os povos.

Mas como se prega o senhorio de Cristo? Exercendo-o. Se a Igreja chega a um lugar onde os maridos batem nas mulheres, isso deve acabar. A Igreja deve dizer: "Maridos, existe um Rei nesta terra, seu nome é Jesus, e Ele não gosta nada do que vocês estão fazendo às suas mulheres, isto tem que parar". É claro que é apenas uma metáfora para dizer que a Igreja deve interferir nesta situação.
Se a Igreja chega em um lugar onde há tráfico de drogas, ela deve dizer: "Estes jovens pertecem ao Rei desta terra, vocês não podem fazer isso com eles". Se a Igreja chegar em um lugar onde o direito do trabalhador é obstruído, a Igreja deve dizer: "Ei, patrão, o suor destes homens está clamando contra vocês, pois o Rei desta terra exige justiça".

Você pode estar pensando que este é um discurso muito político para a Noiva de Cristo, que, talvez, a igreja não deva se envolver nestes assuntos.
A própria palavra "Reino" já nos induz à política. Todo Reino tem um Rei, e todo Rei precisa fazer valer sua vontade. Isso, em essência, é política.
Todavia, vamos ver o que a Bíblia diz sobre isso.

"Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas." (Isaías 1 : 17)

Ah, mas isso tá no Antigo Testamento, não vale mais para os dias de hoje. Será?

Então vejamos o que o Novo Testamento diz à respeito do mesmo assunto?
"A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo." (Tiago 1 : 27)

Gosto muito da definição da missão da Igreja dada pela "Missão Integral". O evangelho todo, para o homem todo, para todos os homens.
O evangelho de Cristo não trata apenas da alma das pessoas, mas exerce Seu senhorio no mundo. Deste modo, seu arauto, a Igreja, deve lutar para que a justiça de Deus seja implantada neste mundo, e totalmente consumada na eternidade.

Creio que este seja o papel da Igreja.
Não deixe de comentar e deixar sua opinião.

Nenhum comentário: