Isvonaldo sou Protestante

Isvonaldo sou Protestante

sexta-feira, 29 de junho de 2012


NÃO QUERO SER COMO JESUS [UM POST DE CONFISSÃO]

Esta semana andei passeando no campo das ideias e descobri a mais pura verdade: “Não quero ser como Jesus”. Alguns podem se perguntar, “ser como Jesus é algo desapontador, triste, angustiante, inviável? Não é isso que estou falando.
Na verdade se você for bem honesto consigo mesmo vai notar que realmente gosta Dele, admira Seus feitos, Sua história, Seus exemplos, Sua humildade, mas afinal, pense: você quer ser tão humilde assim?
Romantizar a vida de Cristo é fazer da vida uma arte abstrata, mas não significa vivê-la na íntegra com todas as implicações. Muitos enchem a boca de alegria e os olhos de lágrimas para falar de Jesus, mas muitas vezes isso acontece somente no campo das ideias. De fato, imagino aquela linda cena de Cristo lavando os pés dos discípulos, e reflito, “é isso realmente que quero fazer com as minhas mãos?” Essa é a minha pretensão de vida? Lembro bem do que Ele disse em Lucas 9:58: “não tenho onde reclinar a cabeça”, e logo me recordo que a instantes atrás gastei uma hora pesquisando preços de ar condicionados, enquanto muitas vezes não gasto 10 minutos para falar com Ele.
Desculpem colegas, não sei se vocês realmente estão dispostos a ser como Jesus, eu particularmente não tenho a mínima condição. Afinal, preciso de uma “mãozona” pra seguir os Seus passos de vida.
Os momentos de culto na igreja ultimamente estão se tornando os piores momentos com Ele. Mentimos descaradamente ao cantar dizendo que “O amamos”, que “Ele é tudo em nossas vidas”, que “o nosso melhor damos a Ele”, e o pior, além disso, o que muito me chateia, continuamos a reproduzir frases vazias que geram muito efeito na hora do ápice “mantral” (“eu corro pra Ti”, “quero te abraçar”, “pulo na Tua presença”, “minha vitória tem sabor de mel”) mas depois, não garantem nenhum compromisso com a praticidade. Pessoal, sejamos sinceros, muitas vezes temos a incapacidade de dizer “me perdoe” a alguém próximo.
A igreja deixou de ser o local de quebrantamento, humilhação, reconhecimento, confissão de pecados, adoração, para se tornar apenas uma performática admiradora de Jesus e uma consumidora de Seus feitos materiais. Hoje a regra é falar e cantar o que o povo quer ouvir, não o que precisam ouvir. Igreja é lugar de bênção, vitória, bem estar, auto-ajuda, entretenimento.
Gente, (agora trazendo minha reflexão àqueles que admitem a pequenez de ser fraco e doente) precisamos andar como Ele andou, e isso é muito sério. Muitas vezes queremos andar perto Dele, às vezes dando aquelas escapadinhas, outras vezes fazendo nossos supérfluos pedidos, ou apenas sendo somente um “porta-voz” e não um “porta-vida”. Andar como Ele andou é mais profundo. “Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar como ele andou.” (I João 2: 6). E andar com Jesus me faz lembrar da sua vida, seus exemplos, sua humilhação, seu sofrimento, sua alegria, sua ousadia, sua compaixão, seu perdão, seu amor, sua dor, sua cruz e sua morte.
Por fim, quando entendermos que Jesus não é um grande Salvador digno de admiração, mas um modelo a ser seguido e vivido, quando deixarmos de mencionar a sua vida de servidão como algo espetacular e passarmos a viver ajoelhando-se diante do nosso próximo e lavando-lhes os pés, e quando passarmos a andar de fato como Ele andou e não apenas a andarmos perto Dele, enfim poderemos dizer que simplesmente seguimos a Jesus.
Peço a Deus forças para ser como Jesus foi, mas confesso que nos meus atos por vezes eu continuo dizendo: “Não quero ser como Jesus”. E você? O que me diz?
Que a graça de Deus nos alcance mais e mais a cada dia.
* Abaixo trago uma canção em forma de oração do grupo Tenda do Encontro (Campina Grande-PB):
Ser Como TU
Deixaste tudo e desceste toda tua glória o céu os anjos
e toda exaltação deixaste tudo por amor e aqui na terra
se humilhou tudo do me amar tudo pra me salvar te
fizeste igual a mim.
Jesus, quero ser como tu quero ser como tu amar sem
limites servir sem reservas me dá por inteiro ser como
Tu
Tanta renuncia por amor toda dedicação por uma missão
também assim quero eu fazer me humilhar para obedecer,
tudo por te amar, tudo pra te agradar quero ser igual a
Ti
Não mereço esse amor não entendo esse amor constrangido
estou Jesus pelo terno amor que tens por mim
***
Antognoni Misael, editando o Púlpito Cristão. Fonte: Arte de Chocar.

Nenhum comentário: