Isvonaldo sou Protestante

Isvonaldo sou Protestante

sábado, 13 de agosto de 2011

Trocando a Graça por qualquer coisa!


"Porque também a nós foram pregadas as Boas Novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram." (Hebreus 4 : 2)


Faz alguns meses, e lembro-me de conversar com um irmão que fizera parte de nossa ‘igreja local’, e de ouvir suas colocações sobre ‘santidade e consagração’.

Ele fazia questão de enfatizar, que sua vida ‘santíssima’, era assim vivida para ‘fazer a obra’.
No afã dessas colocações, chegou a dizer que sua ‘consagração’ se dava ‘por causa dos demônios’!
Quase fiz como o Sumo-sacerdote Eli e caí da cadeira (sem quebrar o pescoço, claro!), perguntei-lhe de novo o motivo, para ter certeza que não se tratava de nenhuma colocação deslocada em suas frases e ouvi, mais uma vez espantado, a pérola do pensamento cristão/evangélico sobre ser ‘santo’, pelo menos na visão particular desse rapaz.

Argumentei com ele, que cada gesto nosso deve ser em louvor a Deus, atitude do verdadeiro discípulo, que se importa em agradar a Deus e não aos homens (muito menos aos demônios, imagine...), mas segundo a sua visão particular, devemos estar atentos ao nosso ‘chamado’, que na opinião desse irmão, se dava quando de madrugada, batem à nossa porta para expulsarmos espíritos malignos de vizinhos, parentes, amigos, etc...

Claro que entendi sua visão, mas é obvio que não poderia concordar com seus motivos.
Quando a Palavra narra, principalmente nos versículos vários encontrados nos livros da ‘Velha Aliança’ conselhos sobre ‘abster-se do mal’, ou mesmo consagrar-se, mantendo-se puro diante das contaminações pagãs do outros povos, também sugerem os mesmos textos, que esse gesto deveria ser observado por causa do povo em primeira instância e depois, por causa do Deus que guiava esse mesmo povo!

Sim, Deus estava sempre preocupado que seus seguidores não caíssem em contaminações pagãs, como a igreja têm caído hoje em dia, misturando elementos da Graça, com variações dela mesma, oriundas das mais diversas ‘visões’ dos ditos movimentos evangélicos/cristãos!
E ainda devo dizer, oriundas também das mais diversas religiões pagãs ocidentais/orientais.

A própria colocação desse jovem irmão é uma grande contradição à Graça, que nada mais é que o Caminho para religar-se com Deus, por intermédio de Cristo, sem o uso da religião, mas pelo AMOR PURO E DESMEDIDO, sem o qual ninguém consegue entender o Verdadeiro Deus e o sacrifício de Seu Verdadeiro Filho!

Vivemos a Graça como se fora continuação da Lei, com os mesmos mandamentos. Quanto erro!
Jesus mesmo sempre advertiu em suas palavras que nos trazia ‘Boas Novas’ ou ‘Novos Mandamentos’, fazendo clara alusão de que a Graça, por si só, é independente da Lei, não carecendo de nenhum recurso desta para sobreviver!
Veja:
"Um Novo Mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis." (João 13: 34)
Ou vemos os apóstolos assim ratificar:
"Outra vez vos escrevo um Mandamento Novo, que é verdadeiro Nele e em vós; porque vão passando as trevas, e já a Verdadeira Luz ilumina." (I João 2: 8)

Não podemos mais ‘misturar’ a Graça Plena em si mesma, pois contém o sangue de Jesus por Seu amor e baseá-la na Lei, fazendo dela uma loucura inválida!

Creio que quaisquer coisas que fizermos, seja na ‘obra’ ou na vida em si (que não deve ser vivida à parte, mas inserida completamente no Reino), deve manifestar louvor primeiramente a Jesus, louvando assim o Deus que O enviou e projetou pelo Espírito, essa mesma Graça!

Viver uma vida seja de ‘abstinência’, ‘santidade’, ‘retiro’ e ‘observância das doutrinas evangélicas’ sem entender a Graça é a maior perda de tempo que o homem pode viver nesses dias com tempo remido, escasso.
Mas viver a Graça simples, pura e completa, do modo que Jesus ensinou e viveu é a maior e melhor alternativa para quem quer tocá-Lo e fazer tocar vidas ao seu redor.

Pelo menos creio assim,
Wendel Bernardes.


Publicado originalmente em 17/03/2011 em www.wendelbernardes.blogspot.com

Nenhum comentário: