Isvonaldo sou Protestante

Isvonaldo sou Protestante

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Somente a Cruz de Cristo

Graça e paz!

Muita coisa tem sido falada sobre a influência do pensamento humanista misturada ao evangelho de Cristo em nossos dias. Reclama-se de adição de filosofias, poemas, teses de pessoas que não comungam a fé cristã.

É interessante notar que, quem hoje faz o papel de vilão, outrora fora o fomentador da Reforma Protestante. Sim, querido leitor, a influência do humanismo ajudou a desencadear a Reforma Protestante. A ideia de uma verdade absoluta fora colocada em xeque, e a leitura das Escrituras, retomada.

No início da Igreja, Jesus disse que a afirmação de Pedro (de que Jesus era o Filho de Deus) seria a pedra sobre a qual Ele fundaria sua Igreja, seu maior projeto. O ápice da revelação de Jesus como Filho de Deus está revelada na Cruz do calvário. No fato de que Deus, abdicando de sua Glória, fez-se homem para garantir a salvação de todo aquele que crê. Veja bem, a salvação é para todo aquele que crê!

Por alguns séculos, na história desta Igreja, houve uma neblina que encobria esta verdade. A partir da oficialização da religião cristã pelo Império Romano, o cristianismo foi banhado por todos os lados pela secularização e sincretismo. A Igreja Católica restringia o acesso à bíblia. Não havia traduções nas línguas nativas das nações católicas. A missa era toda celebrada em latim, o idioma "sacro".

Nesta época, adicionava-se muita coisa à salvação, por muitas vezes, excluindo-se a obra remissora de Cristo: sua cruz. Vendiam-se falsas relíquias, como pedações da cruz, da arca de Noé, etc.

Com a Reforma Protestante e o ideal Sola Scriptura e Sola Gratia, somente a Escritura e somente a Graça, respectivamente, houve uma "caça às bruxas" da paganização do evangelho. Muito avançamos em direção ao evangelho da justificação mediante a fé no sacrifício do Filho, pela Graça do Pai.

Alguns séculos depois temos uma nova e perigosa situação: Temos livre acesso aos Escritos Sagrados. Temos acesso a um oceano de informações bíblicas: enciclopédias, comentários, bíblias anotadas, comentadas, para públicos específicos.

No entanto, creio eu, nunca se leu tão pouco estas santas linhas.
Chego a essa conclusão pelo que vejo nas igrejas evangélicas do Brasil.
Estamos vivendo uma nova onda de paganização do evangelho. Estão adicionando muitas coisas à algo que Deus planejou ser gratuito: a salvação.

Hoje em dia, a cruz parece não ser mais suficiente para perdoar, regenerar e salvar a vida de pecadores como nós. Não basta a firme confiança de que o precioso sangue vertido no monte "caveira" é suficiente para escrever nossos nomes no livro da vida.

Soma-se ao sacrifício vicário de Jesus a necessidade de uma obediência cega à preceitos humanos, o dízimo que sustenta líderes inescrupulosos que enricam às custas do sacrifício alheio.
Estamos adicionando à cruz, textos fora de contexto, na grande maior das vezes no Antigo Testamento, que prometem uma riqueza material que nunca saiu da boca do Mestre.

Amados, muitos suaram, sangraram e morreram, para que hoje tivéssemos o privilégio (e o dever) de buscar nas Escrituras, e somente nelas, os alicerçes da nossa fé. Não nos deixemos contaminar por doutrinas humanas. Sejamos como os irmãos de Bereia, que ao ouvirem a pregação do aposótolo Paulo (o grande apóstolo dos gentios) verificavam nas Escrituras, para ver se o que ele dizia fazia sentido com as Escrituras.

Sei que corro o risco de ser repetitivo, mas deixo, novamente, este conselho: Leia sua Bíblia. Busque nela o embasamento para sua fé. Não desperdiçe o direito de ler e interpretar as Escrituras. Não engula tudo o que houve, como se o pregador/pastor fosse alguém com uma "unção diferente".

A bíblia nos ensina o sacerdócio universal de todos os crentes, no livro de Hebreus.
Você tem toda a liberdade para ler e orar pedindo a direção do Espírito Santo para uma intepretação saudável destas linhas que contam a maior história de todos os tempos.

Termino reafirmando: Somente a cruz de Cristo é suficiente para promover a salvação de todos quanto abrirem seus corações ao amor e à graça de Deus. Minha oração é para que você nunca se esqueça disso!

Deus te abençoe.

Nenhum comentário: