Isvonaldo sou Protestante

Isvonaldo sou Protestante

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

ANO NOVO JUDAICO 5769

O ano novo judaico, o RoshHaShaná, foi estabelecido a partir  a partir da criação do mundo. Quando o povo judeu estava quase saindo do Egito,  Deus ensinou a Moshe Rabenu as leis do início dos meses, que geralmente coincide com as novas luas e para isso a cada 19 anos colocamos um mês a mais para compensar o calendário lunar que é mais curto. Dessa maneira, eu mesmo aventava a hipótese de que era uma data fixa, pois desconhecia esse detalhe.

Texto original

Hoje é ano novo judaico. Passo um pouco do quê aprendi!

Qual é a Essência de RoshHaShaná e como o observamos?

RoshHaShaná é o Ano Novo Judaico. Ele é diferente do Ano Novo secular, celebrado em muitas partes do mundo civilizado com festanças, bailes, bebidas em excesso, fogos de artifício na praia; ou como no Time Square, em Nova York, onde uma bola vai descendo do prédio do Rockfeller Center, etc. O Ano Novo Judaico é celebrado conjuntamente com a reflexão sobre o passado, onde os judeus planejam corrigir seus erros,  fazer prognósticos para o futuro, orar pela saúde e ainda por um ano “doce”; sendo esta celebração feita com ceias familiares festivas.

O rabino Nachum Braverman, do ÊshHa Torá de Los Angeles, escreveu: “em RoshHaShaná fazemos um balanço de nosso ano e oramos repetidamente pedindo vida. Como justificaremos mais um ano de vida? O que fizemos com este ano? Foi um período de crescimento, introspecção e interesse pelos demais? Fizemos bom uso de nosso tempo ou o esbanjamos,  jogando-o fora? Foi realmente mais um ano de vida ou meramente um passar de tempo? Agora é a hora de nós avaliarmos e reordenarmos nossas vidas".

Este processo é chamado “Teshuvá”, voltar para casa – onde reconhecem seus erros perante Deus, bem como perante seus  semelhantes. E prometem corrigí-los.
Em RoshHaShaná rezam pedindo para serem inscritos no Livro da Vida, pedem por saúde e  por sustento. É o Dia do Julgamento. Mesmo assim, eles o celebram com ceias festivas, em companhia de familiares e amigos.

- Como podemos celebrar,  se nossas vidas estão suspensas numa balança?, perguntam.
 Definitivamente confiam na bondade e na misericórdia do Todo-Poderoso. Sabem que Ele conhece seus corações e suas  intenções e, com amor e sabedoria, decidirá o que é melhor para eles, assim confirmando Seu decreto para cada judeu, no ano que se inicia.

Nas refeições das duas noites de RoshHaShaná existe o costume de mergulharem a Chalá, (um pão especialmente trançado), bem como uma maçã em mel, simbolizando suas esperanças de um ano doce. Existe ainda,  um costume de comerem várias Comidas Simbólicas – em sua maioria, frutas e vegetais - cada uma delas precedida por um pedido. Por exemplo,antes de comer uma romã, pedem:“possa ser Sua vontade...,que nossos méritos sejam tantos como as sementes de uma romã” e etc.
Muitos pedidos estão baseados em jogos de palavras (em hebraico) entre o nome do alimento e o pedido em si. Como estes jogos de palavras se perdem quando a pessoa não entende hebraico, existem aqueles que fazem seus próprios pedidos.


Nenhum comentário: